Welcome! Log In Create A New Profile

Advanced

tabela

Posted by zilmar 
tabela
July 08, 2009 06:51PM
boa noite!

eu crio no excel uma tabela com tres colunas camadas ponto, lat, lon.
preencho-as
vou no terraview 331 e importo essa tabela de pontos
só que no lugar de latitude e longitude os vlores são plotados em X e Y
como eu faço pra que esses valores fiquem como latitude e longitude em um mapa que eu tenho no terraview?
pq como eles são plotados em X e Y mesmo estando na mesma projeção do mapa eles ficam em lugres diferentes né?
e para eles ficarem em cima do mapa além de estar na mesma projeção os valores de latitude e longitude devem ficar no lugar correto, estou certo?
este pequeno detalhe não tem no tutorial aqui disponivel, aí eu gostaria que vcs tirassem essa pequena dúvida.

P.S: estou começando com geoprocessamento agora vcs poderiam me dar uma explicação bem detalhada por favor
Re: tabela
July 21, 2009 10:21AM
Caro usuário,

Vamos supor que a projeção dos pontos de entrada seja LatLong. Assim, na interface de importação da tabela de pontos você deve fornecer os parâmetros Coord.Y e Coord.X que devem ser, respectivamente, a latitude e a longitude. A latitude mede o ângulo em graus do ponto em relação ao equador, ou seja, é a coordenada Y, enquanto a longitude mede o ângulo em graus do ponto em relação ao meridiano de referência, de Greenwich, ou seja, é a coordenada X.

Se você trocar o ponto ficará fora de lugar, provavelmente no mar se forem dados do Brasil.

Atenciosamente,
Enivaldo
July 21, 2009 05:54PM
Olá Enivaldo!

muito obrigado pelo esclarecimento, mas no terraview tem as coordenadas X e Y e as coordenadas latitude e longitude como eu faço uma tabela distinguindo esses dois valores, no tutorial não tem como se faz isto.
August 07, 2009 09:49AM
Zilmar,

Se você importar a tabela de pontos do tutorial (aula 4, item 4.1.2), fire_spot_sp.csv, cuja projeção é LatLong (com datum WGS84), verá que após a importação o TerraView mostrará na barra de status, ao passear com o cursor de apontamento sobre o mapa, quatro valores: Longitude, Latitude, X e Y. Os 2 primeiros, ditos coordenadas geográficas, estão em Graus, Minutos e Segundos, e os 2 últimos, ditos coordenadas planas, estão em graus decimais.

Se você mudar a unidade da escala gráfica, via menu popup da área de visualização, para Quilômetros, os valores de X e Y passarão a ser mostrados em Quilômetros (medidos a partir do equador (para a latitude) e do meridiano de referência, 0 graus, de Greenwitch).

O X e o Y indicam as coordenadas dos pontos no plano, na unidade da projeção usada, desde que não tenha sido mudada pelo usuário como feito no parágrafo acima.

Se você agora importar a tabela de pontos (aula 4, item 4.1.1), homicides2002.dbf) cuja projeção é UTM zona 23, verá que após a importação os 2 primeiros valores estarão ainda em Graus, Minutos e Segundos (ou seja, são as coordenadas geográficas) enquanto os 2 últimos estão em metros (coordenadas planas), que é a usada na projeção UTM. Como no caso anterior, é possível mudar a unidade da escala passando, por exemplo, para graus. No arquivo entrada para a importação, neste caso, as colunas de coordenadas estão na unidade da projeção UTM, e você terá que informar qual coluna corresponde ao X e qual coluna corresponde ao Y. Se você trocar as 2 colunas, os pontos após a importação estarão fora de lugar.

Quando da importação na projeção LatLon, a coluna que deve ser associada ao X é a Longitude enquanto a coluna associada ao Y é a da Latitude, pois nesta projeção as coordenadas 'planas' coincidem com as coordenas geográficas.

Espero que tenha ajudado.

Abraços,
Enivaldo
August 11, 2009 04:36PM
OK Enivaldo!

Muito obrigado pela explicação detalhada isso me ajudou bastante. Esse questionamento me fez pesquisar muitosobre a área e me proporcionou um conhecimento muito bom sobre a ferramenta em si.
Sorry, only registered users may post in this forum.

Click here to login