Welcome! Log In Create A New Profile

Advanced

problemas com mosaico

problemas com mosaico
August 23, 2005 09:39AM
sou iniciante na utilização do software spring, e estou encontrando alguns problemas na confecção de mosaicos, para abranger minha área de estudo precisei juntar quatro imagens cbers-2 ccd, no entanto na área de intersecção das duas faixas que estou trabalhando aparece uma faixa de pixels deslocados......porque isso ocorre....voces poderiam me ajudar a resolver isso?
Re: problemas com mosaico
August 24, 2005 05:00PM
Prezada Naiara,

Provavelmente, deve estar havendo algum erro de georreferenciamento das cenas. Sugiro que georreferencie cada uma delas com aproximadamente 10 pontos de controle bem distribuídos antes de realizar o mosaico.

Atenciosamente,

Guilherme Medina
K2 Sistemas e Projetos
August 25, 2005 08:18AM
Muito obrigada por tentar me ajudar Guilherme.....olha pra falar a verdade não sei se eu estou, creio que o termo não seria nem georreferenciar, mas sim referenciar...... então não sei se estou fazendo corretamente, pois eu registro as imagens e relaciono uma a outra com pontos comuns na áreas de recobrimento, sendo assim eu não tenho como espalhar os pontos pela imagem toda, somente nessa faixa comum nas duas imagens, fiz isso e deu certo anteriormente com imagens landsat, agora não sei como poderia fazer isso.....precisaria de pontos com o gps para georreferenciar as imagens....
August 29, 2005 01:28PM
Olá Naiara,

entendi qual é o seu problema. Neste caso, não se trata de georreferenciar, mas sim registrar a imagem através de suas coordenadas pixels (linha x coluna). Tente, porém, georreferenciá-la. Para tal procedimento você poderia utilizar bases cartográficas digitais, como as que são vendidas pelo IBGE, para adquirir seus pontos de controle referentes a feições comuns tanto na imagem quanto no base cartográfica.

boa sorte e qualquer dúvida entre em contato,

Guilherme Medina

K2 Sistemas e Projetos.
August 29, 2005 02:24PM
Muito Obrigada Guilherme, vc me ajudou bastante, só preciso comprar as cartas digitais do IBGE agora, depois vejo se ao georeferenciar o mosaico, a listra de pixels deslocados vai desaparecer.....muito obrigada mesmo

UM abraço
Sorry, only registered users may post in this forum.

Click here to login